Se você tem asma, certamente, já foi aconselhado (a) a fazer natação, certo?
Mas será que a modalidade esportiva é, mesmo, 100% recomendável para aqueles que, como você, quando em crise, têm as vias aéreas inflamadas, estreitadas, inchadas, e produzem muco extra, o que dificulta – muito – a respiração?
Antes de responder a esta pergunta temos de dizer que – sim – como dizem por aí, a natação é um esporte completo e muito benéfico para a saúde de muitas pessoas.
No entanto, cumpre sublinharmos, também, que, quando se trata de portadores de asma crônica, estabelece-se um paradoxo: ao mesmo tempo em que a natação apresenta-se como eficiente auxiliar para a respiração de asmáticos, também traz consigo os efeitos do cloro das piscinas na saúde dos asmáticos.
É que os altos índices da substância encontrados na água podem irritar as vias aéreas dessas pessoas.
De acordo com dados do Sistema Único de Saúde (DATASUS), a cada ano, cerca de 350.000 internações no Brasil são causadas por asma.
A patologia é responsável por 2,3% das internações do Sistema Único de Saúde (SUS) e pode afetar tanto crianças quanto adultos. É bem comum, inclusive, que a doença inicie ainda na infância.
Estima-se que cerca de 20 milhões de brasileiros convivam com a asma.
Mas, voltando à natação, o que fazer então se o cloro usado para a limpeza das piscinas é prejudicial para asmáticos, mas a modalidade é muito indicada por especialistas para aliviar as vias aéreas dos nadadores?
A recomendação é que nadadores asmáticos evitem piscinas mal gerenciadas, com níveis exagerados de cloro no ar ou na água.
Não é difícil identificar ambientes que estejam nessas condições: basta atentar ao cheiro forte de cloro no ar e até aos efeitos irritantes na pele, nos olhos ou nas vias aéreas em contato com a água e ambiente da piscina.
[Fonte: Blog Educação Física]
As exportações brasileiras atingiram um marco significativo em junho de 2025, totalizando US$ 20.001,4 milhões.
LEIA MAISJunho é um mês duplamente significativo para a saúde pública no Brasil, marcado por importantes campanhas de conscientização que reforçam a prevenção, o diagnóstico precoce e a solidariedade: o Junho Laranja e o Junho Vermelho.
LEIA MAISEm um cenário econômico em constante mutação, entender os mecanismos que movem o mercado não é mais uma habilidade exclusiva de economistas e financistas. Para qualquer profissional – seja ele da gestão, do
LEIA MAISA chance de impulsionar sua carreira chegou!
LEIA MAISA Universidade Vale do Rio Verde (UninCor) está com inscrições abertas para a sua Pós-graduação em Psicopedagogia, oferecida 100% na modalidade a distância.
LEIA MAISPós-Graduação Unincor - Todos os Direitos Reservados.
POLÍTICA DE TROCA, DEVOLUÇÃO E ARREPENDIMENTO
CNPJ 54.933.536.0001/99