Estudo dinamarquês correlaciona uso de anticoncepcionais orais com maior índice de câncer de mama, especialmente entre mulheres na faixa dos 40 anos


Alerta vermelho para mulheres que usam (ou usaram, recentemente) métodos anticoncepcionais baseados em hormônios: um novo estudo, realizado na Dinamarca, analisou informações de 1,8 milhão de usuárias do recurso contraceptivo e concluiu que elas apresentam risco 20% maior de ter câncer de mama (comparando com as que não usam).

A descoberta foi publicada no periódico “The New England Journal of Medicine” e revelou que – apesar de as novas formulações desses medicamentos contarem com menos estrogênio – quanto maior o tempo de uso de tais produtos, maior é o risco a que as mulheres estão expostas.

Os pesquisadores sublinharam que – apesar de fornecer um meio bastante eficiente para contracepção, alívio de cólicas menstruais, contenção de sangramento menstrual anormal e redução substancial nos riscos de câncer de ovário, endométrio e colorretal – é preciso seguir com os estudos em busca de um anticoncepcional oral que não eleve o risco de câncer de mama.

Visto que a maioria dos casos registrados foi de mulheres que passaram a usar os contraceptivos orais a partir dos 40 anos, o Dr. David Hunter, da Universidade de Oxford, salientou que é interessante sugerir que aquelas que estão na referida faixa etária adotem o uso do DIU.

Em tempo: o DIU (dispositivo intrauterino) é um aparato inserido – por médicos – dentro do útero e que impede a passagem dos espermatozoides, consequentemente, evitando o encontro destes com o óvulo.

É bom lembrar também que uma grande vantagem do referido método é a comodidade que oferece, inclusive, do ponto de vista posológico. Além disso, é preciso que se registre sua alta eficácia, visto que o poder de proteção –  dependendo do produto – pode se estender de 5 a 10 anos.

[Fonte: G1 // Bem Estar]




Últimas Notícias

DESVENDANDO A COMPLEXIDADE DO APRENDIZADO: ENTRE A SERIEDADE E A DIVERSÃO

Postado por:

O Equilíbrio Necessário na Educação: Em um mundo onde a atenção é disputada a cada momento, a educação enfrenta o desafio de ser cativante sem perder sua essência transformadora.

LEIA MAIS

DESCOBRINDO TALENTOS OCULTOS NO LOCAL DE TRABALHO: A IMPORTÂNCIA DAS HABILIDADES EXTRAORDINÁRIAS

Postado por:

No mundo empresarial em constante evolução, a procura por profissionais que possuam não apenas competências técnicas, mas também talentos únicos, se mostra cada vez mais essencial. 

LEIA MAIS

DELÍCIAS INUSITADAS: DO PÃO DE QUEIJO COM LARVAS AO CHOCOLATE DE BESOURO

Postado por:

Uma Jornada Culinária Inovadora. Imagine abrir seu cardápio e encontrar opções como trufas feitas de besouros ou pães de queijo que levam larvas no lugar do tradicional queijo. 

LEIA MAIS

O FUTURO DO TRABALHO JÁ CHEGOU: CONHEÇA O POLYWORK, A MULTITAREFA PROFISSIONAL DA GERAÇÃO Z

Postado por:

O Que é Polywork? Polywork é a nova maneira de encarar o trabalho especialmente popular entre os jovens da geração Z.

LEIA MAIS

INOVAÇÃO NO AR: MCDONALD'S APOSTA EM OUTDOOR QUE EXALA AROMA DE SUAS BATATAS FRITAS

Postado por:

Uma Estratégia Olfativa Inovadora. Em uma jogada de marketing e comunicação genuinamente criativa, o McDonald's decidiu apostar em uma estratégia que vai além do visual e do auditivo, explorando o sentido do olfato para atrair clientes.

LEIA MAIS

Pós-Graduação Unincor - Todos os Direitos Reservados.
POLÍTICA DE TROCA, DEVOLUÇÃO E ARREPENDIMENTO
CNPJ 54.933.536.0001/99