Prevenindo desastres ambientais, entenda o tremor em Maceió causado pela Mineração de Sal-gema


No primeiro trimestre de 2018, um tremor inexplicável ocorreu no bairro Pinheiro, uma região tradicional de Maceió. O incidente foi acompanhado por rachaduras em edifícios, aberturas nas vias e formação de crateras sem uma causa imediata óbvia. A situação parecia ter se agravado após um período de chuvas intensas no mês anterior. Diversas hipóteses foram levantadas, incluindo um possível reajuste do solo ou problemas com a antiga rede de esgoto.

Naquele ano, danos semelhantes foram identificados em bairros vizinhos como Mutange e Bebedouro. Em meados de 2019, o bairro Bom Parto também relatou prejuízos significativos em imóveis. Diante disso, o Serviço Geológico do Brasil (SGB/CPRM) iniciou uma investigação para entender o que estava acontecendo, e a hipótese de um fenômeno geológico natural foi descartada à medida que a pesquisa avançava.


Após doze meses de estudo e a contribuição de 52 cientistas, foi concluído que a causa dos danos era a extração de sal-gema realizada pela empresa petroquímica Braskem. O fenômeno foi classificado como subsidência, que é a diminuição da superfície do solo devido a mudanças na estrutura subterrânea. A Defesa Civil Municipal e Nacional, sob orientação do Ministério Público Federal (MPF), monitoraram o processo, inspecionaram as propriedades e identificaram as que precisavam ser evacuadas imediatamente.


A extração de sal-gema em Maceió começou nos anos 70. Até a publicação do relatório do SGB/CPRM, havia 35 poços de mineração na área urbana. Os pesquisadores concluíram que o tremor de 2018 foi provocado pelo colapso de uma dessas minas, e que existem outras minas deformadas e desmoronadas. O Ministério Público Federal em Alagoas tem acompanhado o caso desde o registro do terremoto, com o objetivo de determinar as causas e proteger vidas.


Segundo a prefeitura, a Braskem realizou uma "extração inadequada de sal-gema" até 2019. A operação em Maceió envolvia a perfuração de poços até a camada de sal, que pode estar a mais de mil metros de profundidade. Em seguida, a água era injetada para dissolver o sal-gema e formar uma salmoura. A solução era então trazida à superfície sob pressão. Depois da extração, esses poços precisavam ser preenchidos com uma solução líquida para manter a estabilidade do solo. O problema ocorreu devido ao vazamento dessa solução líquida, deixando buracos na camada de sal. Isso levou à instabilidade do solo e ao tremor de 2018.


A Braskem encerrou a exploração das minas em maio de 2019 e afirma ter pago R$ 3,7 bilhões em indenizações e auxílios financeiros para os moradores e comerciantes dos bairros afetados.


Especialistas da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) já alertavam para o risco de subsidência em Maceió há mais de uma década. A Defesa Civil de Maceió informou que o colapso pode ocorrer a qualquer momento.


O colapso da mina 18 da Braskem em Mutange pode ocorrer de duas maneiras: drasticamente ou gradualmente.


A primeira, de forma drástica, seria um colapso repentino e maciço da mina, causando um impacto imediato e significativo na área circundante. Isso poderia resultar em danos materiais extensos e potencial perda de vidas.


A segunda maneira, de forma gradual, seria um afundamento lento e constante da mina ao longo do tempo. Embora menos imediatamente devastador, este cenário ainda poderia causar danos significativos a longo prazo, como a desestabilização de estruturas e a alteração do terreno circundante.


A Defesa Civil está monitorando a situação para detectar quaisquer sinais de colapso iminente.


A situação de Maceió ilustra a importância de profissionais capacitados e comprometidos com a gestão e a legislação ambiental. Nossos cursos de pós-graduação em Gestão e Licenciamento Ambiental e Direito Ambiental podem ser fundamentais para formar tais profissionais. Esses cursos oferecem conhecimentos técnicos e práticos para identificar, prevenir e gerir problemas ambientais como este. Além disso, eles também proporcionam uma compreensão aprofundada das leis e regulamentos ambientais, que são essenciais para garantir a proteção do meio ambiente e a segurança das pessoas.


Trabalhar nessa área ambiental não só oferece a oportunidade de fazer a diferença na preservação do meio ambiente, como também a chance de contribuir para a construção de uma sociedade mais equilibrada e sustentável.


A atuação profissional pode ir desde a consultoria para empresas, auxiliando-as a se adequarem às normas ambientais e a implementarem práticas mais sustentáveis, até a atuação em órgãos públicos, fiscalizando e garantindo o cumprimento das leis ambientais.


Esses cursos podem agregar muito ao seu perfil profissional, proporcionando uma visão crítica e estratégica sobre as questões ambientais e suas implicações legais, sociais e econômicas. Portanto, se você se preocupa com o meio ambiente e quer fazer a diferença, esses cursos são um excelente ponto de partida.

 

Referências: https://www.mpf.mp.br/grandes-casos/caso-pinheiro/arquivos/entenda-o-caso

https://www.cnnbrasil.com.br/nacional/colapso-em-mina-de-maceio-veja-o-que-se-sabe-sobre-o-caso




Últimas Notícias

TRANSFORMANDO O AMBIENTE DE TRABALHO: A FORÇA DA COMUNICAÇÃO HUMANIZADA NAS EMPRESAS

Postado por:

A comunicação eficaz dentro de uma empresa é a chave para evitar muitos problemas comuns, incluindo o fracasso de projetos importantes. A solução? Adotar práticas de comunicação que valorizem as pessoas, conhecidas como LEIA MAIS

DESVENDANDO A COMPLEXIDADE DO APRENDIZADO: ENTRE A SERIEDADE E A DIVERSÃO

Postado por:

O Equilíbrio Necessário na Educação: Em um mundo onde a atenção é disputada a cada momento, a educação enfrenta o desafio de ser cativante sem perder sua essência transformadora.

LEIA MAIS

DESCOBRINDO TALENTOS OCULTOS NO LOCAL DE TRABALHO: A IMPORTÂNCIA DAS HABILIDADES EXTRAORDINÁRIAS

Postado por:

No mundo empresarial em constante evolução, a procura por profissionais que possuam não apenas competências técnicas, mas também talentos únicos, se mostra cada vez mais essencial. 

LEIA MAIS

DELÍCIAS INUSITADAS: DO PÃO DE QUEIJO COM LARVAS AO CHOCOLATE DE BESOURO

Postado por:

Uma Jornada Culinária Inovadora. Imagine abrir seu cardápio e encontrar opções como trufas feitas de besouros ou pães de queijo que levam larvas no lugar do tradicional queijo. 

LEIA MAIS

O FUTURO DO TRABALHO JÁ CHEGOU: CONHEÇA O POLYWORK, A MULTITAREFA PROFISSIONAL DA GERAÇÃO Z

Postado por:

O Que é Polywork? Polywork é a nova maneira de encarar o trabalho especialmente popular entre os jovens da geração Z.

LEIA MAIS

Pós-Graduação Unincor - Todos os Direitos Reservados.
POLÍTICA DE TROCA, DEVOLUÇÃO E ARREPENDIMENTO
CNPJ 54.933.536.0001/99