BRASIL BATE RECORDE DE MÉDICOS, MAS DESAFIOS NA SAÚDE PERSISTEM


m Novo Marco na Saúde Brasileira. O Brasil atingiu um número impressionante na área da saúde: temos agora 575.930 profissionais de medicina em atividade.

Isso equivale a cerca de 2,81 médicos para cada mil habitantes, um recorde para o país. Esses dados foram revelados em um estudo recente realizado pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), que analisou a situação até janeiro de 2024.

Crescimento e Mudanças

Desde os anos 90, o número de médicos no país mais que quadruplicou, graças à abertura de novas faculdades de medicina e ao aumento da procura por serviços de saúde. No entanto, a distribuição desses profissionais pelo território nacional ainda é um desafio, com uma concentração maior de médicos nas capitais e regiões mais desenvolvidas.

Mulheres na Medicina

O estudo também apontou uma mudança significativa no perfil dos médicos: as mulheres estão se tornando maioria entre os profissionais mais jovens, representando 58% dos médicos com até 39 anos.

Desigualdade na Distribuição

A desigualdade na distribuição dos médicos pelo país é um dos principais problemas apontados pelo CFM. As regiões Norte e Nordeste, assim como as cidades menores e mais afastadas dos grandes centros, ainda sofrem com a falta de profissionais, impactando diretamente no acesso à saúde da população dessas áreas.

Olhando para o Futuro

O presidente do CFM destacou que, se o número de médicos continuar crescendo no ritmo atual, o Brasil poderá superar a média de médicos por mil habitantes de países membros da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) até 2028. No entanto, ele também ressaltou a importância de melhorar a qualidade da formação médica e de incentivar a distribuição mais equitativa dos profissionais pelo país.

Oportunidades de Especialização

Para os médicos interessados em aprofundar seus conhecimentos e contribuir para a melhoria do sistema de saúde brasileiro, a UninCor oferece várias opções de pós-graduação que podem complementar sua formação e prepará-los para enfrentar os desafios destacados pelo estudo:

Direito Aplicado aos Serviços de Saúde: Ideal para médicos que desejam compreender melhor o contexto legal da saúde no Brasil.

Programa de Saúde da Família: Para aqueles que querem atuar de forma mais próxima das comunidades, especialmente em regiões carentes.

Gestão em Saúde Mental e Atenção Psicossocial: Essencial para médicos que buscam se especializar no atendimento à saúde mental, uma área de crescente demanda.

Esses cursos de pós-graduação oferecidos são uma excelente oportunidade para os profissionais da saúde que desejam se destacar em suas áreas de atuação, enfrentando os desafios atuais e contribuindo para um futuro mais saudável para todos os brasileiros. Se você está interessado em se aprofundar ainda mais e explorar outras áreas, convidamos você a clicar aqui e conhecer os outros cursos que também temos disponíveis. Há uma ampla gama de opções que podem complementar sua carreira e abrir novos horizontes profissionais.


Referência: BRASIL chega a 575 mil médicos ativos, vê número de mulheres aumentar e desigualdade persistir entre regiões. G1, 2024. Disponível em: https://g1.globo.com/saude/noticia/2024/04/08/brasil-chega-a-575-mil-medicos-ativos-ve-numero-de-mulheres-aumentar-e-desigualdade-persistir-entre-regioes.ghtml. Acesso em: 09 abr. 2024.




Últimas Notícias

TRANSFORMANDO O AMBIENTE DE TRABALHO: A FORÇA DA COMUNICAÇÃO HUMANIZADA NAS EMPRESAS

Postado por:

A comunicação eficaz dentro de uma empresa é a chave para evitar muitos problemas comuns, incluindo o fracasso de projetos importantes. A solução? Adotar práticas de comunicação que valorizem as pessoas, conhecidas como LEIA MAIS

DESVENDANDO A COMPLEXIDADE DO APRENDIZADO: ENTRE A SERIEDADE E A DIVERSÃO

Postado por:

O Equilíbrio Necessário na Educação: Em um mundo onde a atenção é disputada a cada momento, a educação enfrenta o desafio de ser cativante sem perder sua essência transformadora.

LEIA MAIS

DESCOBRINDO TALENTOS OCULTOS NO LOCAL DE TRABALHO: A IMPORTÂNCIA DAS HABILIDADES EXTRAORDINÁRIAS

Postado por:

No mundo empresarial em constante evolução, a procura por profissionais que possuam não apenas competências técnicas, mas também talentos únicos, se mostra cada vez mais essencial. 

LEIA MAIS

DELÍCIAS INUSITADAS: DO PÃO DE QUEIJO COM LARVAS AO CHOCOLATE DE BESOURO

Postado por:

Uma Jornada Culinária Inovadora. Imagine abrir seu cardápio e encontrar opções como trufas feitas de besouros ou pães de queijo que levam larvas no lugar do tradicional queijo. 

LEIA MAIS

O FUTURO DO TRABALHO JÁ CHEGOU: CONHEÇA O POLYWORK, A MULTITAREFA PROFISSIONAL DA GERAÇÃO Z

Postado por:

O Que é Polywork? Polywork é a nova maneira de encarar o trabalho especialmente popular entre os jovens da geração Z.

LEIA MAIS

Pós-Graduação Unincor - Todos os Direitos Reservados.
POLÍTICA DE TROCA, DEVOLUÇÃO E ARREPENDIMENTO
CNPJ 54.933.536.0001/99