O NÚCLEO DA TERRA ESTÁ DIMINUINDO A VELOCIDADE – SAIBA MAIS


Um estudo recente da Universidade do Sul da Califórnia (USC) trouxe à tona uma descoberta fascinante: o núcleo interno da Terra está girando mais devagar em relação à superfície do planeta.

Publicada na revista científica Nature, essa pesquisa sugere que a desaceleração pode influenciar a duração dos dias, embora as consequências exatas ainda sejam incertas.

O movimento do núcleo interno da Terra tem sido um tema de debate entre cientistas há anos. Pesquisas anteriores indicavam que o núcleo interno girava mais rápido que a superfície terrestre. No entanto, este novo estudo da USC mostra que, desde 2010, o núcleo interno tem reduzido sua velocidade de rotação, movendo-se mais lentamente que a superfície.

Para chegar a essas conclusões, os pesquisadores analisaram dados sísmicos de 121 terremotos repetidos nas Ilhas Sandwich do Sul, ocorridos entre 1991 e 2023, além de registros de testes nucleares soviéticos, franceses e americanos. Foi um trabalho meticuloso, que envolveu a análise de milhares de dados sísmicos.

John Vidale, professor-reitor de Ciências da Terra na USC Dornsife, explica que essa desaceleração do núcleo interno pode alterar a duração dos dias em frações de segundo. "É muito difícil perceber essa mudança, pois ela ocorre na ordem de milissegundos, quase imperceptível em meio ao ruído gerado pelos oceanos e pela atmosfera", afirma Vidale. Embora essa mudança possa parecer insignificante no nosso dia a dia, ela representa um avanço significativo no nosso entendimento sobre a dinâmica interna da Terra.

O núcleo interno da Terra é uma esfera sólida composta predominantemente por ferro-níquel, envolta por um núcleo externo líquido também de ferro-níquel. Localizado a mais de 4.800 quilômetros de profundidade, ele tem um tamanho comparável ao da Lua. Devido à sua inacessibilidade, os cientistas dependem de ondas sísmicas geradas por terremotos para estudar seu comportamento.

Segundo Vidale, a desaceleração do núcleo interno é influenciada pela agitação do núcleo externo líquido e pelos "puxões" gravitacionais das regiões densas do manto rochoso. "Quando observamos pela primeira vez os sismogramas indicando essa mudança, ficamos perplexos. Mas, ao encontrarmos mais duas dúzias de observações com o mesmo padrão, o resultado se tornou inevitável: o núcleo interno desacelerou pela primeira vez em muitas décadas", explica Vidale.

Para profissionais interessados em se aprofundar no estudo de fenômenos naturais e suas implicações, a UNINCOR oferece cursos de pós-graduação que, embora não sejam diretamente focados em geologia ou sismologia, abordam aspectos ambientais e de engenharia relevantes:

• Engenharia e Controle Ambiental 

• MBA em Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável

• Planejamento Urbano e Gestão Ambiental de Cidades 

Esses cursos podem fornecer uma base sólida para entender melhor as dinâmicas da Terra e suas interações ambientais. Para mais informações sobre esses e outros cursos, acesse o site da pós-graduação da UNINCOR.

Vamos juntos explorar o desconhecido e fazer a diferença!


Referência: CNN Brasil. Núcleo da Terra está desacelerando e duração do dia pode mudar, sugere estudo. Disponível em: https://www.cnnbrasil.com.br/tecnologia/nucleo-da-terra-esta-desacelerando-e-duracao-do-dia-pode-mudar-sugere-estudo/. Acesso em: 19 jun. 2024.




Últimas Notícias

Campanhas de Conscientização: Prevenção e Solidariedade Que Salvam Vidas em Junho

Postado por:

Junho é um mês duplamente significativo para a saúde pública no Brasil, marcado por importantes campanhas de conscientização que reforçam a prevenção, o diagnóstico precoce e a solidariedade: o Junho Laranja e o Junho Vermelho. 

LEIA MAIS

Economia Brasileira: Por Que a Política Monetária Importa para Todos os Profissionais

Postado por:

Em um cenário econômico em constante mutação, entender os mecanismos que movem o mercado não é mais uma habilidade exclusiva de economistas e financistas. Para qualquer profissional – seja ele da gestão, do

LEIA MAIS

Pós Online em Neuropsicopedagogia: Inscreva-se Já

Postado por:

A chance de impulsionar sua carreira chegou!

LEIA MAIS

Pós-graduação em Psicopedagogia EAD da UninCor: Aperfeiçoe sua carreira na educação

Postado por:

A Universidade Vale do Rio Verde (UninCor) está com inscrições abertas para a sua Pós-graduação em Psicopedagogia, oferecida 100% na modalidade a distância.

LEIA MAIS

Matrículas Abertas para a Pós-Graduação 100% EAD em Neuropsicologia da UninCor

Postado por:

Curso com 460 horas, início no 2º semestre de 2025, totalmente online e com matrícula acessível.

LEIA MAIS

Pós-Graduação Unincor - Todos os Direitos Reservados.
POLÍTICA DE TROCA, DEVOLUÇÃO E ARREPENDIMENTO
CNPJ 54.933.536.0001/99