É o fim da rejeição nos transplantes! Em Israel, um coração feito com impressora 3D, a partir de tecido humano, já é realidade

É o fim da rejeição nos transplantes! Em Israel, um coração feito com impressora 3D, a partir de tecido humano, já é realidade
  •  

Você soube que cientistas da Universidade de Tel Aviv, em Israel, apresentaram um coração – vivo – feito a partir de tecido humano, com uma impressora 3D?

Pois é, isso aconteceu!

Como diria certo assistente de super-herói das HQ’s...santa tecnologia, Batman!

Tal Dvir, o professor que liderou a pesquisa, contou que – para tal feito – foi realizada uma pequena biópsia de tecido adiposo do paciente. A partir disso todas as células foram removidas e a equipe separou-as do colágeno e de outros biomateriais. O próximo passo foi reprogramá-las para que pudessem ser células-tronco. Então foram diferenciadas a fim de que se tornassem células cardíacas e células de vasos sanguíneos.

"Já haviam conseguido imprimir em 3D a estrutura de um coração, mas esta é a primeira vez que alguém consegue projetar e imprimir um coração inteiro, repleto de células, vasos sanguíneos, ventrículos e câmaras", disse Dvir, satisfeito e empenhado em ressaltar que o coração está completo, vivo e palpitando.

Com cerca de três centímetros, o protótipo de coração tem tamanho equivalente ao do órgão de um coelho (ou de uma cereja). As células podem se contrair, mas, no momento, o coração completo não bombeia.

"Ainda é muito básico", disse Dvir.

O pesquisador completou dizendo que é preciso desenvolvê-lo mais para que se torne órgão apto a ser transplantado para um ser humano.

Sim, está muito no início, mas já é um começo.

O estudo – publicado na revista Advanced Science – abre um inegável caminho para a realização de transplantes sem risco de rejeição (visto que o órgão é feito com células do próprio paciente).

Imagine só a revolução na Medicina!

Já que começamos falando de histórias em quadrinhos vamos encerrar com um desenho da TV que fez enorme sucesso no passado: coração vivo, feito a partir de tecido humano, com impressora 3D? Futuristicamente falando, nem George – dos Jetsons – poderia sonhar com tal avanço.

Ponto para a Ciência! 


[Fonte: Portal iG // Saúde]




Ultimas Notícias

É hora de abandonar a Gestão de clientes em Excel. Saiba o porquê

Postado por:

Chega aqui mais perto e conta para nós....Você – que ocupa cargo de gestão na área comercial – ainda tem as planilhas como grandes aliadas para os seus processos cotidianos?

LEIA MAIS

Evento industrial não é bicho de sete cabeças. Confira dicas para organizar o seu!

Postado por:

Ei, você, conta aqui para nós...Será que – se for “convocado (a)” para tal – consegue montar um evento bem bacana no ramo industrial? Sabe por onde começar, como “tocar a ideia” até vê-la inteiramente materializada e acontecendo?

LEIA MAIS

Procurando aprimoramento na área de Contabilidade? Confira o “MBA em Perícia Contábil”, à distância, que preparamos para você!

Postado por:

Pós-graduação na área de Contabilidade! Olha que super oportunidade de aprimoramento acadêmico para você, graduado (a) em Contabilidade, Administração, Direito ou áreas afins!

LEIA MAIS

Confira essas dicas de organização das finanças de uma empresa, empreendedor (a) de primeira viagem!

Postado por:

Então estamos diante de um (a) empreendedor (a) de primeira viagem?

LEIA MAIS

Pós-Graduação Unincor - Todos os Direitos Reservados.