Você soube que cientistas da Universidade de Tel Aviv, em Israel, apresentaram um coração – vivo – feito a partir de tecido humano, com uma impressora 3D?
Pois é, isso aconteceu!
Como diria certo assistente de super-herói das HQ’s...santa tecnologia, Batman!
Tal Dvir, o professor que liderou a pesquisa, contou que – para tal feito – foi realizada uma pequena biópsia de tecido adiposo do paciente. A partir disso todas as células foram removidas e a equipe separou-as do colágeno e de outros biomateriais. O próximo passo foi reprogramá-las para que pudessem ser células-tronco. Então foram diferenciadas a fim de que se tornassem células cardíacas e células de vasos sanguíneos.
"Já haviam conseguido imprimir em 3D a estrutura de um coração, mas esta é a primeira vez que alguém consegue projetar e imprimir um coração inteiro, repleto de células, vasos sanguíneos, ventrículos e câmaras", disse Dvir, satisfeito e empenhado em ressaltar que o coração está completo, vivo e palpitando.
Com cerca de três centímetros, o protótipo de coração tem tamanho equivalente ao do órgão de um coelho (ou de uma cereja). As células podem se contrair, mas, no momento, o coração completo não bombeia.
"Ainda é muito básico", disse Dvir.
O pesquisador completou dizendo que é preciso desenvolvê-lo mais para que se torne órgão apto a ser transplantado para um ser humano.
Sim, está muito no início, mas já é um começo.
O estudo – publicado na revista Advanced Science – abre um inegável caminho para a realização de transplantes sem risco de rejeição (visto que o órgão é feito com células do próprio paciente).
Imagine só a revolução na Medicina!
Já que começamos falando de histórias em quadrinhos vamos encerrar com um desenho da TV que fez enorme sucesso no passado: coração vivo, feito a partir de tecido humano, com impressora 3D? Futuristicamente falando, nem George – dos Jetsons – poderia sonhar com tal avanço.
Ponto para a Ciência!
[Fonte: Portal iG // Saúde]
As exportações brasileiras atingiram um marco significativo em junho de 2025, totalizando US$ 20.001,4 milhões.
LEIA MAISJunho é um mês duplamente significativo para a saúde pública no Brasil, marcado por importantes campanhas de conscientização que reforçam a prevenção, o diagnóstico precoce e a solidariedade: o Junho Laranja e o Junho Vermelho.
LEIA MAISEm um cenário econômico em constante mutação, entender os mecanismos que movem o mercado não é mais uma habilidade exclusiva de economistas e financistas. Para qualquer profissional – seja ele da gestão, do
LEIA MAISA chance de impulsionar sua carreira chegou!
LEIA MAISA Universidade Vale do Rio Verde (UninCor) está com inscrições abertas para a sua Pós-graduação em Psicopedagogia, oferecida 100% na modalidade a distância.
LEIA MAISPós-Graduação Unincor - Todos os Direitos Reservados.
POLÍTICA DE TROCA, DEVOLUÇÃO E ARREPENDIMENTO
CNPJ 54.933.536.0001/99