É o fim da rejeição nos transplantes! Em Israel, um coração feito com impressora 3D, a partir de tecido humano, já é realidade

É o fim da rejeição nos transplantes! Em Israel, um coração feito com impressora 3D, a partir de tecido humano, já é realidade
  •  

Você soube que cientistas da Universidade de Tel Aviv, em Israel, apresentaram um coração – vivo – feito a partir de tecido humano, com uma impressora 3D?

Pois é, isso aconteceu!

Como diria certo assistente de super-herói das HQ’s...santa tecnologia, Batman!

Tal Dvir, o professor que liderou a pesquisa, contou que – para tal feito – foi realizada uma pequena biópsia de tecido adiposo do paciente. A partir disso todas as células foram removidas e a equipe separou-as do colágeno e de outros biomateriais. O próximo passo foi reprogramá-las para que pudessem ser células-tronco. Então foram diferenciadas a fim de que se tornassem células cardíacas e células de vasos sanguíneos.

"Já haviam conseguido imprimir em 3D a estrutura de um coração, mas esta é a primeira vez que alguém consegue projetar e imprimir um coração inteiro, repleto de células, vasos sanguíneos, ventrículos e câmaras", disse Dvir, satisfeito e empenhado em ressaltar que o coração está completo, vivo e palpitando.

Com cerca de três centímetros, o protótipo de coração tem tamanho equivalente ao do órgão de um coelho (ou de uma cereja). As células podem se contrair, mas, no momento, o coração completo não bombeia.

"Ainda é muito básico", disse Dvir.

O pesquisador completou dizendo que é preciso desenvolvê-lo mais para que se torne órgão apto a ser transplantado para um ser humano.

Sim, está muito no início, mas já é um começo.

O estudo – publicado na revista Advanced Science – abre um inegável caminho para a realização de transplantes sem risco de rejeição (visto que o órgão é feito com células do próprio paciente).

Imagine só a revolução na Medicina!

Já que começamos falando de histórias em quadrinhos vamos encerrar com um desenho da TV que fez enorme sucesso no passado: coração vivo, feito a partir de tecido humano, com impressora 3D? Futuristicamente falando, nem George – dos Jetsons – poderia sonhar com tal avanço.

Ponto para a Ciência! 


[Fonte: Portal iG // Saúde]




Ultimas Notícias

Pesquisa revela que, dentre os oceanos do planeta, o Ártico é o que conta com maior diversidade de vírus

Postado por:

Você já parou para pensar na vida existente láááá embaixo, no fundo dos oceanos?

LEIA MAIS

Poluição pode afetar a fertilidade masculina! Estudo da USP revelou que homens brasileiros negligenciam a saúde e 48% deles jamais foram ao médico

Postado por:

Mais um motivo para que homens – definitivamente – adquiram o hábito de visitar o médico com frequência para saber a quantas anda a saúde. Pesquisas divulgadas pelo Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (IEA-USP) revelaram que a poluição e o consumo de drogas – como álcool, cocaína, anabolizantes e cigarros – afetam a fertilidade masculina.

LEIA MAIS

Nas profundezas dos oceanos existem inteligências consideradas como extraterrestres, sabia? São os polvos! Veja “como funcionam” esses gigantes dos mares

Postado por:

E então você consegue uns dias de folga no cotidiano corrido, resolve ir aproveitá-los à beira mar e...“nossa, que bela escolha eu fiz!”, você pensa.

LEIA MAIS

Filósofos e sociólogos fazem parte do DNA das nações do mundo. No Brasil, não é diferente, eles também ajudaram a construir nossa história

Postado por:

Sociologia: seu estudo, por definição, engloba a análise dos fenômenos de interação entre os indivíduos, as formas internas de estrutura (as camadas sociais, a mobilidade social, os valores, as instituições, as normas, as leis), os conflitos e as formas de cooperação geradas através das relações sociais.

LEIA MAIS

Pós-Graduação Unincor - Todos os Direitos Reservados.