Tarefas domésticas, consideradas atividades físicas leves, são importantes ferramentas para manter o cérebro jovem, diz estudo norte-americano


E não é que a realização de tarefas domésticas ajuda a manter o cérebro jovem?

Sabia dessa?

A informação consta em estudo publicado – recentemente – na revista científica Jama Network Open, que ainda aponta as pequenas caminhadas como providência excelente para benefício da saúde.

Ué, mas e o exercício vigoroso, não é necessário?

Sim, claro que é! Nicole Spartano, médica, coordenadora do estudo, disse que a atividade intensa não deve ser descartada, visto que é fundamental para uma velhice saudável.

Maasss, é interessante saber que a atividade leve também é importante, especialmente para o cérebro, não?

Para chegar a tal conclusão, a equipe de pesquisadores da Universidade de Boston analisou, durante três dias, as atividades de 2.354 norte-americanos de meia-idade.

Também se dedicaram a fazer uma tomografia do cérebro dos participantes com o intuito de identificar o volume de massa cinzenta, uma medida diretamente ligada ao envelhecimento (depois dos 60, cerca de 0,2% da massa do cérebro se perde a cada ano, e a diminuição está ligada a casos de demência).

O estudo concluiu que, a cada hora a mais de atividades leves por dia, ocorre um aumento de 0,22% no volume do cérebro. E que quem anda – pelo menos – 10 mil passos por dia tem 0,35% a mais de massa do que quem caminha menos de 5 mil passos.

Mas...10 mil passos diários?

Afe!! É muita coisa! Como cumprir?

Pois é, 10 mil passos diários é a orientação do American College of SportsMedicine para que as pessoas possam ser consideradas como ativas fisicamente.

Para você ter uma noção de volume de exercício, 45 minutos de musculação equivalem a mais ou menos 4 mil passos. E este mesmo número vale para 30 minutos de uma corrida leve (cerca de 4 km a 5 km) ou de pedalada. 

Interessante, não?


[Fonte: Revista Galileu]




Últimas Notícias

DELÍCIAS INUSITADAS: DO PÃO DE QUEIJO COM LARVAS AO CHOCOLATE DE BESOURO

Postado por:

Uma Jornada Culinária Inovadora. Imagine abrir seu cardápio e encontrar opções como trufas feitas de besouros ou pães de queijo que levam larvas no lugar do tradicional queijo. 

LEIA MAIS

O FUTURO DO TRABALHO JÁ CHEGOU: CONHEÇA O POLYWORK, A MULTITAREFA PROFISSIONAL DA GERAÇÃO Z

Postado por:

O Que é Polywork? Polywork é a nova maneira de encarar o trabalho especialmente popular entre os jovens da geração Z.

LEIA MAIS

INOVAÇÃO NO AR: MCDONALD'S APOSTA EM OUTDOOR QUE EXALA AROMA DE SUAS BATATAS FRITAS

Postado por:

Uma Estratégia Olfativa Inovadora. Em uma jogada de marketing e comunicação genuinamente criativa, o McDonald's decidiu apostar em uma estratégia que vai além do visual e do auditivo, explorando o sentido do olfato para atrair clientes.

LEIA MAIS

BRASIL ALCANÇA RECORDE EM VENDAS EXTERNAS COM FOCO EM PRODUTOS NATURAIS

Postado por:

Um Novo Marco na Economia Brasileira, o ano passado marcou um ponto de virada para o Brasil no cenário de comércio internacional, com um saldo nunca antes visto de US$98,8 bilhões em sua ba

LEIA MAIS

ENTENDENDO AS LESÕES MUSCULARES: O QUE VOCÊ PRECISA SABER

Postado por:

O Que São Lesões Musculares? Nosso corpo tem muitos músculos que nos ajudam a nos mover e fazer LEIA MAIS

Pós-Graduação Unincor - Todos os Direitos Reservados.
POLÍTICA DE TROCA, DEVOLUÇÃO E ARREPENDIMENTO
CNPJ 54.933.536.0001/99