O Instituto de Ciências Agrárias (ICA) da UFMG e a Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) se uniram para analisar – com fins de tratamento para doenças metabólicas – o potencial terapêutico e farmacológico de espécies vegetais nativas da Bacia do Rio Pandeiros.
Uma parte do referido trabalho deu origem à cartilha “Plantas Medicinais – Bacia do Rio Pandeiros”, que reúne informações sobre as três plantas contempladas pelo estudo: unha d’anta, sambaibinha e dedaleira.
Segundo informações do professor Sérgio Santos – coordenador da iniciativa – o trabalho (que apresenta características botânicas das plantas, alguns preparos medicinais, usos farmacológicos, tinturas e demais informações) se propõe a incentivar a conservação da flora da região, buscando o conhecimento das plantas popularmente utilizadas para fins medicinais e, como já te contamos, avaliando o potencial terapêutico das referidas espécies.
No último 15 de junho – durante a realização do “Dia de Campo: Pandeiros em foco” – a cartilha foi distribuída para a população de Bonito de Minas, no norte de MG.
O evento mobilizou 20 estudantes (da UFMG e da Unimontes) que atenderam cerca de 500 pessoas do município.
Ao longo do dia, entre outras atividades, foram realizadas palestras, aferição de pressão e medição de glicemia. Também foram distribuídas mudas das três espécies abordadas no estudo.
Interessante, não?
Se você ficou curioso (a) e quer saber mais sobre o assunto, a cartilha está disponível para download – gratuito – na página do Mestrado em Alimentos e Saúde do Instituto de Ciências Agrárias da UFMG.
Boa pesquisa!
[Fonte: envolverde.cartacapital.com.br]
No mundo empresarial em constante evolução, a procura por profissionais que possuam não apenas competências técnicas, mas também talentos únicos, se mostra cada vez mais essencial.
Uma Jornada Culinária Inovadora. Imagine abrir seu cardápio e encontrar opções como trufas feitas de besouros ou pães de queijo que levam larvas no lugar do tradicional queijo.
LEIA MAISO Que é Polywork? Polywork é a nova maneira de encarar o trabalho especialmente popular entre os jovens da geração Z.
Uma Estratégia Olfativa Inovadora. Em uma jogada de marketing e comunicação genuinamente criativa, o McDonald's decidiu apostar em uma estratégia que vai além do visual e do auditivo, explorando o sentido do olfato para atrair clientes.
LEIA MAISUm Novo Marco na Economia Brasileira, o ano passado marcou um ponto de virada para o Brasil no cenário de comércio internacional, com um saldo nunca antes visto de US$98,8 bilhões em sua ba
LEIA MAISPós-Graduação Unincor - Todos os Direitos Reservados.
POLÍTICA DE TROCA, DEVOLUÇÃO E ARREPENDIMENTO
CNPJ 54.933.536.0001/99