Dia do Atletismo: qual a origem da celebração deste 9 de outubro?

Dia do Atletismo: qual a origem da celebração deste 9 de outubro?
  •  

Durante muito tempo, uma boa parte dos brasileiros celebrou a virada de um ano para o outro atenta ao resultado de uma certa corrida, bem famosa, realizada nas ruas de São Paulo. Atualmente, a tal competição – a São Silvestre – embora ainda disputada no último dia do ano, mudou de horário, mas conserva o posto de representante mais famosa do esporte que celebramos, hoje, em nosso calendário: o Atletismo.

Você sabia dessa?

Pois é, se não sabia, nós vimos te contar.

Hoje, 9 de outubro, homenageamos uma das práticas esportivas mais antigas do mundo. Conhecido como “esporte-base”, o Atletismo utiliza os movimentos primários do ser humano: correr, andar, saltar e arremessar.

Se você nos perguntar qual a origem da celebração específica no Brasil, nós vamos te dizer que não há justificativa nem celebração oficial, a data foi inserida no calendário e então passamos a comemorá-la, maaaass, podemos te ilustrar a respeito da história do Atletismo no mundo, ou seja, como a referida prática esportiva passou a integrar o cotidiano da Humanidade.

Vamos lá...

O primeiro registro do Atletismo data do início dos Jogos Olímpicos, por volta do ano 776 a.C., na Grécia, e a prática foi tão apreciada (e sobreviveu ao tempo) por ser composta por uma série de provas que analisam a resistência física e as habilidades do ser humano.

Pois é, como deu para perceber, o Atletismo é beeemm antigo, mas, por aqui, a história do esporte é bem recente. As primeiras competições no país só sugiram em 1910. E a Confederação Brasileira de Atletismo só foi criada em 1977.

Visto que estamos falando de datas, visto que começamos essa conversa com a São Silvestre, vale te contar que a primeira edição da prova aconteceu em 1925. E, de lá para cá, ainda que em horários muito diferentes, os brasileiros já associaram essa prova de Atletismo à despedida de um ciclo para início de outro.


[Fonte: www.calendarr.com] 




Ultimas Notícias

17 de outubro: um viva para os profissionais da Propaganda!

Postado por:

Área da Propaganda em festa!

LEIA MAIS

Por que o trabalho da Capes é tão importante?

Postado por:

Hoje, o assunto aqui é a CAPES.

LEIA MAIS

Será que existe, mesmo, o “não nasci para a Matemática”?

Postado por:

É bem comum encontrarmos, nas escolas – e até já nas universidades – estudantes que, diante de notas baixas, se lamentam dizendo que “não nasceram para a Matemática”.

LEIA MAIS

Tecnologia em excesso tem afetado capacidade de crianças escreverem à mão

Postado por:

Pais e professores do mundo todo têm percebido – cada vez mais – a dificuldade que alunos vêm apresentando para escrever à mão. E a culpa é do uso excessivo das novas tecnologias, como tablets e smartphones.

LEIA MAIS

Pós-Graduação Unincor - Todos os Direitos Reservados.
POLÍTICA DE TROCA, DEVOLUÇÃO E ARREPENDIMENTO
CNPJ 54.933.536.0001/99