Dia do Atletismo: qual a origem da celebração deste 9 de outubro?


Durante muito tempo, uma boa parte dos brasileiros celebrou a virada de um ano para o outro atenta ao resultado de uma certa corrida, bem famosa, realizada nas ruas de São Paulo. Atualmente, a tal competição – a São Silvestre – embora ainda disputada no último dia do ano, mudou de horário, mas conserva o posto de representante mais famosa do esporte que celebramos, hoje, em nosso calendário: o Atletismo.

Você sabia dessa?

Pois é, se não sabia, nós vimos te contar.

Hoje, 9 de outubro, homenageamos uma das práticas esportivas mais antigas do mundo. Conhecido como “esporte-base”, o Atletismo utiliza os movimentos primários do ser humano: correr, andar, saltar e arremessar.

Se você nos perguntar qual a origem da celebração específica no Brasil, nós vamos te dizer que não há justificativa nem celebração oficial, a data foi inserida no calendário e então passamos a comemorá-la, maaaass, podemos te ilustrar a respeito da história do Atletismo no mundo, ou seja, como a referida prática esportiva passou a integrar o cotidiano da Humanidade.

Vamos lá...

O primeiro registro do Atletismo data do início dos Jogos Olímpicos, por volta do ano 776 a.C., na Grécia, e a prática foi tão apreciada (e sobreviveu ao tempo) por ser composta por uma série de provas que analisam a resistência física e as habilidades do ser humano.

Pois é, como deu para perceber, o Atletismo é beeemm antigo, mas, por aqui, a história do esporte é bem recente. As primeiras competições no país só sugiram em 1910. E a Confederação Brasileira de Atletismo só foi criada em 1977.

Visto que estamos falando de datas, visto que começamos essa conversa com a São Silvestre, vale te contar que a primeira edição da prova aconteceu em 1925. E, de lá para cá, ainda que em horários muito diferentes, os brasileiros já associaram essa prova de Atletismo à despedida de um ciclo para início de outro.


[Fonte: www.calendarr.com] 




Últimas Notícias

LEI DE IGUALDADE SALARIAL NO BRASIL: AVANÇOS E DESAFIOS APÓS UM ANO DE IMPLEMENTAÇÃO

Postado por:

Um ano após a implementação da Lei nº 14.611, que visa enfrentar a disparidade salarial entre homens e mulheres no Brasil, o país analisa os primeiros resultados.

LEIA MAIS

ALARMANTE CRESCIMENTO DA OBESIDADE: UM DESAFIO DE SAÚDE PÚBLICA GLOBAL

Postado por:

A obesidade, uma das mais graves crises de saúde pública do século XXI, continua a crescer em uma taxa alarmante ao redor do mundo, afetando tanto adultos quanto crianças. Este aumento não apenas representa um desafio significativo para os sistemas de LEIA MAIS

TUDO SOBRE A CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE 2024

Postado por:

A campanha nacional de vacinação contra a gripe deste ano começou mais cedo, com o intuito de combater a circulação antecipada dos vírus respiratórios, incluindo o I

LEIA MAIS

CELEBRE E REFLITA: O DIA MUNDIAL DA ÁGUA

Postado por:

No dia 22 de março, o mundo inteiro se une para celebrar um dos recursos mais preciosos da Terra: a água. Mas, mais do que uma celebração, este dia é um convite à reflexão e à ação. Afinal, sem água, não

LEIA MAIS

CELEBRANDO O DIA MUNDIAL DA SÍNDROME DE DOWN EM 21 DE MARÇO

Postado por:

O Dia Mundial da Síndrome de Down, reconhecido globalmente em 21 de março, é uma ocasião dedicada à celebração das vidas das pessoas com esta condição e à promoção de seus LEIA MAIS

Pós-Graduação Unincor - Todos os Direitos Reservados.
POLÍTICA DE TROCA, DEVOLUÇÃO E ARREPENDIMENTO
CNPJ 54.933.536.0001/99