O que você sabe sobre a história da cachaça?


No último dia 13 celebramos o Dia Nacional da Cachaça, você sabia?

Tenha você respondido “sim” ou “não” à pergunta acima, temos mais uma para te fazer: conhece a história desse verdadeiro patrimônio brasileiro?


Nós vamos te contar! 


Existem evidências de produção de destilados de cana-de-açúcar que remetem – se prepara!– ao ano 500 a.C.! Mais especificamente em Taxila, um sítio arqueológico láááá no....Paquistão!

 

Bom, mas, por aqui, a história da cachaça começou quando os portugueses trouxeram a cana-de-açúcar e as técnicas de destilação para o Brasil.


Em 1502, as primeiras mudas de cana chegaram ao Brasil, trazidas por Gonc¸alo Coelho. O primeiro engenho de açúcar foi instalado na feitoria de Itamaracá, em Pernambuco, entre 1516 e 1526. E, ao longo das primeiras décadas dos portugueses no Brasil, o número de engenhos – adivinha? – se multiplicou beeemm rapidinho!

  

Registros ainda apontam que, entre 1516 e 1532, em algum engenho do nosso imenso litoral, a primeira cachaça foi destilada.

 

Além de Itamaracá, outras duas possibilidades são: Porto Seguro, na Bahia, em 1520 (onde há indícios da existência de engenho de açúcar) e no litoral de São Paulo, entre 1532 e 1534, no Engenho São Jorge dos Erasmos, também conhecido como Engenho do Governador (um empreendimento erguido por quatro portugueses, entre eles, Martim Afonso de Souza e o holandês Johan van Hielst).

 

Com o passar dos anos, a cachaça foi sendo valorizada até que ganhou, em 1996, reconhecimento como patrimônio nacional pela caneta do então presidente Fernando Henrique Cardoso, que a legitimou como produto tipicamente brasileiro, estabelecendo critérios de fabricação e comercialização.


Hoje em dia existem mais de 4 mil alambiques espalhados por praticamente todos os estados brasileiros, uma consequência – interessante – de um fenômeno, único, próprio do destilado nacional: a cultura da cana-de-açúcar se desenvolveu em grandes latifúndios, porém, a cachaça sempre se caracterizou pela produção artesanal em pequenos alambiques familiares, o que resultou na enorme quantidade de marcas de cachaça espalhadas por todo o território brasileiro.


Pronto! Agora você já sabe um pouco mais sobre a história da cachaça!



[Fonte: www.mapadacachaca.com.br] 




Últimas Notícias

Reforma tributária: 2026 é o ano de teste, e é nele que as empresas estão descobrindo os próprios erros

Postado por:

A reforma tributária deixou de ser assunto de audiência pública e entrou no sistema de emissão de nota fiscal. Em 2026, a CBS e o IBS já existem na prática, com alíquotas simbólicas: 0,9% para a contribuição federal e 0,1% para o imposto estadual e municipal.

LEIA MAIS

O Brasil ainda não tem lei de inteligência artificial. Mas quem usa IA já tem obrigações

Postado por:

Existe uma informação errada circulando em apresentações corporativas e em posts de LinkedIn: a de que o Brasil já tem um marco legal de inteligência artificial. Não tem. E essa confusão produz dois erros opostos, igualmente caros.

LEIA MAIS

O Brasil está envelhecendo mais rápido do que forma quem vai cuidar

Postado por:

Em 2012, o Brasil tinha 22 milhões de pessoas com 60 anos ou mais. Em 2024, eram 34,1 milhões. São 12 milhõ

LEIA MAIS

NR-1 e riscos psicossociais: a fiscalização começou e a maioria das empresas ainda não se adequou

Postado por:

Durante anos, saúde mental no trabalho foi tratada como pauta de bem-estar: palestra no Setembro Amarelo, convênio com aplicativo de meditação, uma ou outra campanha interna. Isso mudou de statu

LEIA MAIS

Novo marco regulatório do EAD: o que muda de verdade para quem quer fazer uma pós-graduação

Postado por:

Desde que o novo marco regulatório da educação a distância foi publicado, uma frase passou a circular em gr

LEIA MAIS

Pós-Graduação Unincor - Todos os Direitos Reservados.
POLÍTICA DE TROCA, DEVOLUÇÃO E ARREPENDIMENTO
CNPJ 54.933.536.0001/99