Cidades por todo o Brasil se preparam para celebrar o Dia da Consciência Negra, comemorado anualmente no dia 20 de novembro. O objetivo do dia é refletir sobre a inserção do negro na sociedade brasileira e conscientizar a população sobre a importância e contribuição da cultura e do povo africano na formação da cultura nacional.
A data foi escolhida em homenagem a Zumbi dos Palmares, líder do Quilombo dos Palmares, que morreu em 20 de novembro de 1695, lutando pela liberdade do seu povo no Brasil. O dia é dedicado a reflexões sobre o impacto do preconceito racial e a necessidade de promover a igualdade.
Atividades que promovem o conhecimento e a valorização da cultura afro-brasileira, como palestras, seminários, workshops e apresentações artísticas, serão realizadas em escolas, universidades e espaços comunitários por todo o país.
O Dia da Consciência Negra foi estabelecido oficialmente pelo projeto Lei nº 10.639, no dia 9 de janeiro de 2003. No entanto, apenas em 2011 a presidente Dilma Roussef sancionou a Lei 12.519 instituindo o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra.
O dia é uma oportunidade para celebrar a diversidade cultural e racial do Brasil, bem como uma chance de combater o racismo e promover uma sociedade mais justa e igualitária. A data nos lembra que a luta pela igualdade racial é um esforço contínuo que deve ser perseguido por todos.
Referência:
BRASIL. Lei nº 12.519, de 10 de Novembro de 2011. Institui o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 11 nov. 2011.
“A IA não substitui o advogado. Ela potencializa suas capacidades. Quanto mais os profissionais souberem usar essas ferramentas, mais preparados estarão para enfrentar os desafios e explorar novas oportunidades do setor”, afirma George Yagui, cofundador da G5AI e palestrante do workshop.
LEIA MAISAs exportações brasileiras atingiram um marco significativo em junho de 2025, totalizando US$ 20.001,4 milhões.
LEIA MAISJunho é um mês duplamente significativo para a saúde pública no Brasil, marcado por importantes campanhas de conscientização que reforçam a prevenção, o diagnóstico precoce e a solidariedade: o Junho Laranja e o Junho Vermelho.
LEIA MAISEm um cenário econômico em constante mutação, entender os mecanismos que movem o mercado não é mais uma habilidade exclusiva de economistas e financistas. Para qualquer profissional – seja ele da gestão, do
LEIA MAISA chance de impulsionar sua carreira chegou!
LEIA MAISPós-Graduação Unincor - Todos os Direitos Reservados.
POLÍTICA DE TROCA, DEVOLUÇÃO E ARREPENDIMENTO
CNPJ 54.933.536.0001/99