Autenticação digital pelo portal Gov.br: Aprenda a validar documentos de forma rápida e segura!


Aprenda a validar documentos diretamente do seu smartphone ou computador, utilizando o portal Gov.br. Se você está sempre na correria e busca uma maneira mais eficiente de lidar com questões burocráticas, uma nova Essa inovação pode, em muitos casos, eliminar a necessidade de ir até um cartório e economizar com taxas administrativas cobradas por esses estabelecimentos. O que é autenticação digital? 

A autenticação digital é um recurso disponível no portal Gov.br que permite ao usuário validar um documento de maneira segura no ambiente digital. O sistema também permite adicionar mais de uma assinatura por documento.

O portal Gov.br é responsável por toda a autenticação, garantindo a identidade das pessoas que estão assinando. Como autenticar documento com o portal Gov.br? 

Criamos um tutorial para que você não tenha dúvidas ao autenticar, enviar e validar os documentos que pretende autenticar utilizando o Gov.Br.

Siga o tutorial:

Acesse o Portal de Autenticação Eletrônica com sua conta gov.br ou baixe o aplicativo gov.br disponível para Android e iOS. Certifique-se de que sua conta gov.br está validada;

Faça login com seu CPF e senha e insira o código de verificação, se habilitado. Você será direcionado para a tela de "Autenticação de documento";

Adicione o arquivo a ser autenticado, selecionando-o em seu dispositivo. O arquivo deve estar nos formatos .DOC, .DOCX, .ODT, .JPG, .PNG ou .PDF, com até 100MB;

Escolha o local da autenticação no documento, clicando para definir sua posição e, em seguida, clique em "Autenticar digitalmente" para validar a autenticação;

Autentique o documento e receba o código de autorização no aplicativo gov.br. Permita o recebimento de notificações do aplicativo em suas configurações para facilitar o processo;

Baixe o documento autenticado e escolha o local para salvar o arquivo no seu celular ou computador. Evite imprimir o arquivo, pois a versão impressa não incluirá a autenticação válida. Ou seja, ele só é válido digitalmente. 

Consulte a autenticação do documento no site https://validar.iti.gov.br, no app VALIDAR para Android e iOS, ou no portal de autenticação, onde as autenticações serão listadas próximo ao documento.

A autenticação eletrônica é legalmente válida? 

A lei número 14.063, de 2020, confirma a validade das autenticações eletrônicas. A lei permite o uso do recurso por instituições privadas, entidades públicas e pessoas físicas.

Além disso, a autenticação digital, seja ela pelo Gov.Br ou por empresas privadas, é válida para qualquer tipo de documento eletrônico, desde que as partes concordem e que a autenticação seja feita por um aplicativo aprovado pela ICP-Brasil (Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira).

Como verificar a autenticação eletrônica

Você pode verificar a validade da autenticação por um site disponibilizado pelo próprio Gov.br. O site é o https://validar.iti.gov.br. Também é possível fazer a verificação pelo aplicativo "Validar", disponível em Android e IOS.

Além disso, também há a opção de verificar a validade da autenticação fazendo upload do documento no site Gov.br, que é o último passo para a autenticação de contratos, conforme descrito no tutorial para autenticação de documentos no site.

Unincor - https://www.posgraduacaounincor.com.br/desconto/pos-graduacao-unincor




Últimas Notícias

TRANSFORMANDO O AMBIENTE DE TRABALHO: A FORÇA DA COMUNICAÇÃO HUMANIZADA NAS EMPRESAS

Postado por:

A comunicação eficaz dentro de uma empresa é a chave para evitar muitos problemas comuns, incluindo o fracasso de projetos importantes. A solução? Adotar práticas de comunicação que valorizem as pessoas, conhecidas como LEIA MAIS

DESVENDANDO A COMPLEXIDADE DO APRENDIZADO: ENTRE A SERIEDADE E A DIVERSÃO

Postado por:

O Equilíbrio Necessário na Educação: Em um mundo onde a atenção é disputada a cada momento, a educação enfrenta o desafio de ser cativante sem perder sua essência transformadora.

LEIA MAIS

DESCOBRINDO TALENTOS OCULTOS NO LOCAL DE TRABALHO: A IMPORTÂNCIA DAS HABILIDADES EXTRAORDINÁRIAS

Postado por:

No mundo empresarial em constante evolução, a procura por profissionais que possuam não apenas competências técnicas, mas também talentos únicos, se mostra cada vez mais essencial. 

LEIA MAIS

DELÍCIAS INUSITADAS: DO PÃO DE QUEIJO COM LARVAS AO CHOCOLATE DE BESOURO

Postado por:

Uma Jornada Culinária Inovadora. Imagine abrir seu cardápio e encontrar opções como trufas feitas de besouros ou pães de queijo que levam larvas no lugar do tradicional queijo. 

LEIA MAIS

O FUTURO DO TRABALHO JÁ CHEGOU: CONHEÇA O POLYWORK, A MULTITAREFA PROFISSIONAL DA GERAÇÃO Z

Postado por:

O Que é Polywork? Polywork é a nova maneira de encarar o trabalho especialmente popular entre os jovens da geração Z.

LEIA MAIS

Pós-Graduação Unincor - Todos os Direitos Reservados.
POLÍTICA DE TROCA, DEVOLUÇÃO E ARREPENDIMENTO
CNPJ 54.933.536.0001/99