Soluções ecológicas para combater os mosquitos: apesar de não comprovadas cientificamente, elas existem e contam com o respaldo da sabedoria popular


Ah, o verão!

Quem gosta de calor se delicia.

Quem detesta as temperaturas mais altas tem uma lista de incômodos que acompanham os termômetros elevados. O primeiro deles? Os mosquitos!

Ah, como esses pequenos seres incomooodaaammm, não?

Fora que podem transmitir doenças graves (como dengue, zika, chikungunya, febre amarela e malária) que, não tratadas rápido e de acordo, podem matar.

Tem coisa mais chata do que ouvir aquele zumbido que parece encontrar direitinho os nossos ouvidos enquanto estamos tentando dormir?

A fim de combater os “infiltrados” que não foram convidados cresce o interesse de muitos pelos repelentes caseiros, aqueles que não agridem o meio ambiente.

Mas quais são eles?

Experts no assunto citam, como exemplos, a citronela, a andiroba, o alho e as vitaminas do Complexo B.

"Há várias substâncias naturais com propriedades de repelir insetos", contou o Vidal Haddad Júnior, médico dermatologista da Faculdade de Medicina de Botucatu, da Universidade Estadual Paulista (Unesp), especialista em animais peçonhentos e que testa em laboratório repelentes de mosquito.

Completamos a informação te contando que algumas plantas caseiras – como jasmim, arruda, alecrim e manjericão – são usadas para espantar mosquitos, por conta de seu odor forte e penetrante.

Claro que, cientificamente, não há comprovação científica sobre isso, maasss, sabe como é....a sabedoria popular não costuma errar.

 Ainda cabe ressaltar que – aí sim, tecnicamente confirmado – produtos industrializados são mais eficientes no combate aos mosquitos transmissores de doenças.

Tiro e queda mesmo, mais do que tentar combatê-los, é evitar que os mosquitos nasçam. E é possível fazer isso não deixando água acumulada em nenhum recipiente destampado. É este o berçário dos pequenos seres que nos incomodam durante a noite e que, mesmo muito pequenos, podem nos tirar a vida.



[Fonte: G1 // Ciência e Saúde] 




Últimas Notícias

DESVENDANDO A COMPLEXIDADE DO APRENDIZADO: ENTRE A SERIEDADE E A DIVERSÃO

Postado por:

O Equilíbrio Necessário na Educação: Em um mundo onde a atenção é disputada a cada momento, a educação enfrenta o desafio de ser cativante sem perder sua essência transformadora.

LEIA MAIS

DESCOBRINDO TALENTOS OCULTOS NO LOCAL DE TRABALHO: A IMPORTÂNCIA DAS HABILIDADES EXTRAORDINÁRIAS

Postado por:

No mundo empresarial em constante evolução, a procura por profissionais que possuam não apenas competências técnicas, mas também talentos únicos, se mostra cada vez mais essencial. 

LEIA MAIS

DELÍCIAS INUSITADAS: DO PÃO DE QUEIJO COM LARVAS AO CHOCOLATE DE BESOURO

Postado por:

Uma Jornada Culinária Inovadora. Imagine abrir seu cardápio e encontrar opções como trufas feitas de besouros ou pães de queijo que levam larvas no lugar do tradicional queijo. 

LEIA MAIS

O FUTURO DO TRABALHO JÁ CHEGOU: CONHEÇA O POLYWORK, A MULTITAREFA PROFISSIONAL DA GERAÇÃO Z

Postado por:

O Que é Polywork? Polywork é a nova maneira de encarar o trabalho especialmente popular entre os jovens da geração Z.

LEIA MAIS

INOVAÇÃO NO AR: MCDONALD'S APOSTA EM OUTDOOR QUE EXALA AROMA DE SUAS BATATAS FRITAS

Postado por:

Uma Estratégia Olfativa Inovadora. Em uma jogada de marketing e comunicação genuinamente criativa, o McDonald's decidiu apostar em uma estratégia que vai além do visual e do auditivo, explorando o sentido do olfato para atrair clientes.

LEIA MAIS

Pós-Graduação Unincor - Todos os Direitos Reservados.
POLÍTICA DE TROCA, DEVOLUÇÃO E ARREPENDIMENTO
CNPJ 54.933.536.0001/99